Menorca – Um paraíso na terra

Menorca, a ilha mais bonita do mediterrâneo. Estivemos lá sete dias completos e queremos contar-te tudo.

Menorca é bonita. Pode parecer parco em conteúdo e adjectivos, mas é a mais pura das verdades. É um dos destinos mais bonitos que tivemos a ocasião de visitar. Trata-se de uma ilha bastante pequena, com 690 km2, dos quais uma grande parte são, adivinhem… praias. Ou calas como se designam por lá. Praias de cor azul turquesa de uma beleza indiscritível. Com temperaturas médias da água do mar, que em agosto, podem chegar aos 26 graus, este é sem dúvida um excelente destino para as vossas férias.

Preparem-se para andar a pé. E já agora para alugar um carro. Tentem alugar um igual ao nosso por 140 euros (3/4 dias). Um Fiat Panda a gasolina. Prefiram um carro mais pequeno porque as estradas essas….

© Recomenda-se.com
O super carro 🙂 © Recomenda-se.com

Como ir:

Por tua iniciativa ou em agência.

A Soltour faz pacotes à medida ou já preparados (Voo charter + Hotel (TI,SA,MP,PC,…) + Transfers). Podem ainda optar pela Logitravel ou ainda por um voo low-cost.

Quando ir:

Com 300 dias de sol e com temperaturas que variam dos 11 graus de mínima em janeiro até aos 22 de Agosto, a escolha de datas é totalmente irrelevante. Trata-se de um clima moderado e temperado, típico do mediterrâneo e cujo melhor período, (se é que se pode assim chamar é entre maio e setembro). A evitar o mês de agosto, que é quando os hotéis e/ou praias estão mais cheios.

Onde ficar:

O Hotel Sol Falcó ALL INCLUSIVE do grupo Sol Mélia é uma boa recomendação, fica numa zona calma da ilha mas bonita e com bons serviços e restauração perto. O hotel é de 4 estrelas, recentemente renovado e pertence a um grupo internacional de qualidade. Tem uma classificação actual no Booking  de 8.8 e de 4 no Trip Advisor que é bastante razoável.

Zona aconselhada de Menorca: Cala’n Bosch.
Sea water temperature

Locais de Interesse e/ou que fazer

  • Praias, praias e mais praias
  • Ruta del Camí de Cavalls

As nossas recomendações de praias

Existem praias como a Cala’n Bosch em que a praia fica perto do estacionamento e de outras infraestruturas, como hotéis e/ou cafés, e existem outras em que é necessário fazer um percurso a pé para lá chegar. A ter em atenção que algumas praias têm nudistas e como tal estejam preparados para esse tipo de encontros imediatos :).

A melhor dica que vos posso dar para as praias é a seguinte : levantem-se cedo e levem calçado confortável (sapatilhas), uma mochila com capacidade para duas garrafas de água e as vossas havaianas lá dentro 🙂  

Deixo-vos aqui a lista de recomendações, validada, por nós das melhores praias.

Cala Turqueta

Tentamos por duas vezes chegar a esta cala, com excelentes recomendações por parte de outros blogs que consultámos. A verdade? Não conseguimos.

Antes de irem para a praia, (vulgo meterem-se na estrada que dá para o acesso à praia) existe um sistema de semáforos que vos diz se esta tem estacionamento disponível ou não. Se estiver verde, metam-se a caminho, caso contrário, nem sequer tentem e vão para outra praia, ou poderão perder 20 minutos de caminho apenas para voltar para trás. Com estradas em que mal cabe um carro, acreditem que este sistema de semáforos é vital para o funcionamento da “coisa”. Facto: tentamos ir para esta praia ainda não eram 08h20 e já não conseguimos estacionamento. (Aqui a mota podia ter ajudado, embora com lugares limitados, mas sempre são mais alguns). Foi pena mas fica a dica. Se querem mesmo ir para esta praia dispensem o pequeno almoço do hotel e saiam do hotel antes das 08h.

Cala Macarella e Cala Macarelleta
© Recomenda-se.com

A primeira praia a que chegamos foi a Macarella. Maior que a média em termos de areal em Menorca. Muito limpa e espectacularmente espectacular 🙂 . Recomendo esta praia mas preparem-se para andar um pouco a pé (…) Tratam-se de duas praias lado a lado, separadas por uma colina que é necessário subir.

Subida para a macarelleta,

© Recomenda-se.com

Começando a subir a escarpa da encosta através do Caminho de Cavalls …

© Recomenda-se.com

Subida a escarpa, deparamo-nos com esta vista “fabulástica” :

Cala Macarelleta vista do topo © Recomenda-se.com

Agua turquesa, super transparente e numa temperatura fantástica !

Cala Macarelleta. © Recomenda-se.com

 

Cala’n Bosch

Pequena, mas muito bela e com as cores naturais de Menorca. Sempre lotada pelo facto de ser anexa a um hotel e a algumas infraestruturas locais.

© Recomenda-se.com

Son Saura

Para ser honesto, desta não gostamos muito… mas o tempo nesse dia não ajudou. Dos 7 dias que passamos em Menorca, um deles esteve bastante enevoado como podem ver

© Recomenda-se.com

Cala Mitjana

Uma das nossas praias favoritas foi esta. (Em conjunto com a macarelleta). Recomenda-mos que cheguem cedo e a sair antes da 13h quando a praia começa a ficar super lotada.

 

E após o percurso(zinho) a pé, chegamos à fantástica praia.

Cala Pregonda

A praia com menos gente que visitámos. Uma praia espectacular e praticamente virgem. O caminho para esta praia é algo que vocês tem mesmo de conhecer. Primeiro, não foi fácil de conseguir chegar aqui pela falta de indicações, (esqueçam lá o GPS…) e depois é necessário fazer um bom tempo a pé para chegar a este paraíso! A nossa recomendação é que peçam as indicações antes de saírem do hotel.

A caminho da pregonda.© Recomenda-se.com
Pregonda.© Recomenda-se.com

El camí de cavalls

Circunda a ilha e permite fazer a pé todas as praias e melhores pontos para fazer grandes fotografias.

 

 

 

 

 

 

Conclusão ? Adoramos simplesmente tudo nesta ilha!

Recomendação :

Vai. Recomendamos vivamente.

E vocês que nos dizem, gostaram deste diário de bordo ? Deixem o vosso comentário e vossa própria experiência nesta ilha fantástica.

Deixamos aqui mais umas fotografias da ilha

O nosso Rating

Facilidade preparação:5 Stars (5 / 5)
Destino Calmo:5 Stars (5 / 5)
Nível Poluição:1 Stars (1 / 5)
Qualidade Alojamentos:3 Stars (3 / 5)
Global:5 Stars (5 / 5)

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Menorca
Author Rating
51star1star1star1star1star